sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dicas para cuidar do idoso em casa

Como cuidar do idosos em casa
Aprenda a cuidar bem do seu idoso e faça com que ele(a) sinta amado e respeitado.
Cuidar bem do idoso em casa, é uma forma de retribuir todo o carinho e cuidado que eles tiveram conosco a vida toda.

Cuidados com os idosos
DICAS:

NUTRIÇÃO:
Os idosos às vezes perdem o apetite. É natural precisar de uma quantidade menor de alimentos, pois o corpo se torna menos ativo. Ofereça uma dieta nutritiva e balanceada para manter a saúde. Os idosos podem preferir comer pouco, várias vezes ao dia, ao invés de fazerem uma ou duas refeiçõs grandes.

CUIDANDO DO IDOSO ACAMADO:
Uma pessoa que esteja doente demais para se levantar precisa de uma atenção especial. O corpo enfraquece se a pessoa permanecer acamada por muito tempo. Assegure-se de que a pessoa permaneça em um quarto bem arejado e iluminado.Dê banho à pessoa todos os dias, usando uma bacia e uma toalha. Mude a pessoa de posição várias vezes ao dia, para evitar o aparecimento de feridas.
Roupas e lençóis sujos ou molhados irritam a pele e podem causar infecções. Se uma pessoa acamada não tiver um controle completo das suas funções fisiológicas, faça o seguinte:
1- Coloque um pedaço de plástico coberto com uma toalha macia no meio da cama e troque a toalha quando estiver molhada.
2- Tenha sempre uma comadre próxima à cama e anime a pessoa a usá-la freqüentemente.
3- Prenda uma toalha ao redor da pessoa e troque-a quando estiver suja.
Sempre que possível, ajude a pessoa a sentar-se e a caminhar o mais breve possível.

PROBLEMAS NA PELE DO IDOSO:
Geralmente a pele das pessoas idosas é mais fina e seca e pode dar bastante coceira. O óleo de coco fresco ou vaselina podem ser úteis. Pode-se usar um sabonete suave ao invés de sabonetes comuns, os quais podem ser muito fortes.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES:
Ao envelhecerem, algumas pessoas começam a perder o equilíbrio. Elas podem cair e se machucarem mais facilmente. Os ossos das pessoas idosas podem se quebrar mais facilmente. Coloque um corrimão ao lado das escadas ou ao redor das paredes da casa. Pense como os idosos poderiam caminhar mais facilmente.
A instalação de suportes no banheiro para que as pessoas se apoiem, poderá evitar quedas. Um penico ou comadre deve permanecer próximo da cama para as pessoas que têm dificuldade de locomoção ou que não enxergam bem, pois assim, elas não precisam caminhar muito para irem ao banheiro.

SURDEZ:
Ao comunicar-se com uma pessoa que tenha dificuldades para ouvir, fale claramente, olhando no seu rosto para facilitar a compreensão.

FALECENDO:
Algumas pessoas muito idosas não querem tomar remédios ou ir para um hospital, quando adoecem. Elas dizem que estão prontas para se ‘encontrar com Deus’. Este desejo deve ser respeitado e discutido com um profissional de saúde ou médico.
Nunca é fácil cuidar de um parente que esteja morrendo. A família não deve ter receio de discutir sobre a morte de uma maneira amável e sensível, bem como pensar em fazer preparativos após o falecimento de parentes que estejam muito doentes.

DE MUITO CARINHO, AMOR E ATENÇÃO A SEU IDOSO!

Seguidores

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"